Vamos conhecer as expressões brasileiras e seus significados?
Resolvi fazer esse post, para dividir com vocês essas curiosidades sobre essas expressões que usamos no dia a dia e as vezes nem sabemos de onde vem né?
Então, quando estive em Tiradentes, o tour que fiz com a empresa Becos Tiradentes, o guia Fabricio, explicou para gente várias delas.
Inclusive ele vai lançar agora em dezembro de 2022 um livro onde ele conta o significado de muitas dessas expressões. Eu achei muito legal!
Vamos lá então descobrir quais são essas expressões brasileiras?
Mas antes, que tal você conferir esses posts, sobre esse destino lindo?!
Por falar em hospedagem, faça aqui sua reserva.
1-Tem caroço nesse angu.
Em primeiro lugar vamos começar pela expressão que é nossa 1ª imagem.
Essa expressão é aquela que a gente usa quando está desconfiado de alguma coisa né? Tipo: Fica esperto que tem algo estranho aí.
Ela surgiu, durante o século XVIII, quando a alimentação dos escravos aqui no Brasil era de péssima qualidade. Muitos só comiam angu de milho e olha lá.
O que se fala é que a escrava da Casa Grande no preparo do angu, elas escondiam pedaços de carne no alimento que seria servido aos escravos. Se alguém observasse a refeição, perceberia que havia caroço no angu.
Desta maneira até os dias de hoje, quando acreditamos que alguém está escondendo alguma coisa dizemos TEM CAROÇO NESSE ANGU.
2- Para inglês ver – Expressões brasileiras
Em segundo lugar vamos contar um pouco sobre outra expressão que usamos muito, quando queremos falar que alguma coisa é ou funciona de um modo, quando na verdade não.
Ela surgiu em 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil criasse um esforço para acabar com o tráfico de escravos, e impusesse enfim leis que coibissem tal prática.
O país acatou a exigência inglesa, mas as autoridades daqui sabiam que a lei simplesmente não seria respeitada — eram leis existentes somente no papel, “para inglês ver”.
3- Nas coxas
“Nas coxas” é usada para descrever algo mal feito, realizado sem capricho.
Diz que o termo viria do hábito dos escravizados moldarem as telhas nas próprias coxas que, por possuírem tamanhos e formatos diferentes, acabavam irregulares e mal encaixadas, será?
4- Lavando a égua
A expressão “lavar a égua” quer dizer aproveitar, se dar bem, se redimir em algo.
Ela também se origina da exploração do ouro, quando os escravizados mais corajosos tentavam esconder algumas pepitas debaixo da crina do animal, ou esfregavam ouro em pó em sua pele.
Depois, pediam para lavar o animal para recuperar o ouro escondido e tentar comprar a própria liberdade.
5- Bucho cheio ou Encher o bucho
Essa expressão era usada tanto pelos escravos quanto por seus exploradores, mas com uma conotação diferente da que se usa hoje.
Se atualmente elas significam estar bem alimentado ou de barriga cheia, na época, faziam referência a obrigação que os trabalhadores escravizados das minas de ouro tinham de preencher com o metal precioso um buraco na parede, conhecido como “bucho”, para só então receber uma tigela de comida.
Agora por fim me conta ai, você conhecia esses significados dessas expressões brasileiras que usamos tanto?
Sonia Pedrosa
Essas expressões tão brasileiras são muito interessantes. Sempre gostei de sotaques e expressões regionais. Ambos ratificam a identidade de cada povo. Parabéns pelo post!
vamos viajar pra onde agora
Obrigada, fico feliz que tenha gostado
Mariana
Adorei!!! Eu adoro as expressões regionais e essa diversidade linguística brasileira. Muito bom saber o significado de algumas.
Deyse
Legal demais esse texto explicativo das expressões brasileiras. Quando eu voltar a Tiradentes vou procurar esse guia, para conversar. Adorei demais. Obrigada.
vamos viajar pra onde agora
Ele é top demais!
vamos viajar pra onde agora
Legal né?