Quer dicas de Capitólio – Minas Gerais?
Nossa convidada da vez vai nos fornecer todas as dicas.
Ela é a Evelyn Alecrim do venaviagem . Hoje essa carioca da gema, casada, enfermeira e Oficial do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, é apaixonada por viajar e sempre quando tem uma folguinha na escala ela arruma logo as malas e cai na estrada.
E hoje ela nos conta um pouco sobre seu último destino em meio a muito sossego e paisagens incríveis que foi em Capitólio.
Capitólio
Capitólio é hoje um dos destinos mais procurados do momento. Banhado pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo.
Capitólio é um dos destinos mais procurados do momento. Uma coisa ela nos contou que foi bom e ruim: o turismo em Capitólio explodiu nos últimos anos, mas a cidade não estava preparada para isso. Aliás, ainda não está.
A região tem pouca estrutura, pouca fiscalização e o pessoal que trabalha com o turismo ainda está se adaptando. Às vezes, se tem a sensação de muito turismo predatório, com pouca consciência ambiental e foco na preservação da natureza.
O que fazer em Capitólio
Lá encontramos o Lago de Furnas que foi um lago criado artificialmente com a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas, ocupando uma área de 1.440 km². O lago banha 34 municípios mineiros e seu maior braço chega a ter 240 quilômetros de extensão! Não é à toa que a região é chamada de “Mar de Minas”
Capitólio fica na região Sudoeste de Minas Gerais, às margens da MG-050 e os aeroportos mais próximos ficam em Belo Horizonte, que está a 283 km de distância.O clima por lá é ameno, mas a melhor época para visitar a região é fora do período chuvoso. De preferência nas estações de primavera e outono.
Mas aí vão 5 dicas preciosas para quem quer conhecer a região:
1 – Se puder vá em dias de semana:
Nos finais de semana, por exemplo, para acessar o famoso mirante dos Canyons de Furnas há relatos de filas de até 4h.
2 – Avalie se vale a pena ficar em outra cidade
Capitólio é a cidade mais famosa porque os cânions ficam em sua área. Porém, do centro de Capitólio até a Ponte do Rio Turvo (MG 050 – km 306), que é de onde saem os passeios náuticos*, são 25 km de estrada, enquanto que da ponte até o centro de São José da Barra são 22 km. Os preços de acomodação em São José podem ser mais atrativos. Outras opções de cidades para se hospedar são Piumhi (41 km) e Alpinópolis (43 km).
*As outras atrações (cachoeiras) também ficam nessa região da rodovia, a partir da Ponte do Rio Turvo.
Eu me hospedei no famoso Escarpas do Lago, por querer desfrutar de dias de descanso com um pouco mais de conforto e super indico a acomodação @pousadaviverescarpas.
3 – Não há mais atrações gratuitas
Até o ano passado ainda tinha uma ou outra atração gratuita. Mas a partir de 2019, isso não é mais possível. Até o mirante, que fica na beira da estrada, e de onde se tem a única vista superior dos cânions, agora é pago.O valor cobrado é de R$ 20,00 por pessoa e dá direito a visitar uma cachoeira à esquerda, a Cachoeira dos Cânions, que antes era gratuita também.
Exemplos de lugares que não pagavam para entrar são as Cachoeiras da Diquadinha e da Filó, mas agora temos que desembolsar R$ 10,00 por pessoa. Como também a Pedreira da Lagoa Azul que, apesar de só ser possível se chegar até lá de 4×4, ainda tem a cobrança de entrada pelo dono do lugar.
4 – Leve dinheiro – só tem uma agência do Bradesco e muitas atrações não aceitam cartão de crédito, apenas débito.
No centro da Cidade de Capitólio os comércios costumam aceitar cartão, mas no geral tudo é pago em dinheiro ou cartão de débito.Os passeios que aceitam cartão de crédito somente é possível fazer nos escritórios na cidade, além de algumas vezes cobrarem uma taxa para isso.
Assim como acontece em Bonito as cachoeiras são todas em áreas privadas e a entrada também deve ser paga em dinheiro, na maioria delas.
5 – Compre o melhor e mais barato queijo da Serra da Canastra
Um casal que vive em Capitólio há mais de 30 anos produz de forma artesanal o queijo mais gostoso que comi da Serra da Canastra.Essa delícia de queijo encontramos na Fazendo da Dona Nara.
Para chegarmos até lá não tem mistério, da MG-050 até a fazenda, é mais ou menos 6 km em estrada de chão.
Para se chegar lá é simples, mas não pode desistir porque a estrada é ruim mesmo, tem uma grande descida.Se tiver chovido muito, carro comum pode ter dificuldade para passar, mas é só seguir em direção a essa incrível cachoeira: Cachoeira do Fecho da Serra que você se deparará com a Fazenda da Dona Nara:
Tudo lá é simples e rústico, bem do jeito que mais gosto, e a recepção deles ainda torna mais acolhedora a nossa chegada.
E ai curtiram as dicas da Evelyn? Então compartilhem esse post e comentem. Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas.
Espero que vocês possam aproveitar essas dicas de Capitólio que passamos aqui.
Quer saber mais sobre outra cidade de Minas? Conheça São Lourenço no Sul de Minas.
Quer saber mais um pouquinho de Capitólio? Leiam esse post do portal Descubra Capitólio Eles tem ótimas dicas também.
Sandra lucia alecrim da silva
Adorei as dicas!!!!!
vamos viajar pra onde agora
Valeu! Obrigada
Alipio Domingues
Não só essa grande dica da Evelyn, mas muitas outras que virão. Entusiasta, visão fotográfico e um graça e amor pela natureza limpa.
Tô com vc Evelyn.
vamos viajar pra onde agora
Show Obrigada.
Ricardo Guedes Tatagiba
Nossa eu simplesmente amo o @venaviagem… as fotos são simplesmente maravilhosas
vamos viajar pra onde agora
Obrigada. Ela é top
Sil Mendes
Que bom encontrar esse seu post! Estou planejando ir em breve e as dicas vão me ajudar bastante.
vamos viajar pra onde agora
Que bom. Espero ter ajudado mesmo. bjs
Diego Cabraitz Arena
Muito bacana essas dicas! Sou doido para conhecer Capitólio!
Espero ir esse ano ainda, se tudo der certo!
vamos viajar pra onde agora
vai dar, vamos ter fé
ANGELA MARTINS
Minha família morou nessa região. Tenho muita vontade de conhecer Capitólio. As paisagens são impressionantes! Adorei as dicas do post!
vamos viajar pra onde agora
Obrigada 🙂
Noelia
Adorei suas dicas sobre o Capitólio. Que pousada gostosa, anotei a dica! Pretendemos ir ano que vem!
vamos viajar pra onde agora
Que bom que gostou. Vão adorar
Ma
Que bom encontrar esse seu post sobre como ir a Capitolio. Estou planejando ir no final do ano e as dicas serao bem uteis e vão me ajudar bastante.
vamos viajar pra onde agora
Que bom que curtiu!