Roma

Roma a cidade eterna

Você sabe porque Roma, é a cidade eterna?

Esta forma carinhosa de chamar Roma se dá pelo fato de que na Roma Antiga era assim que se referiam à cidade, pois reza a lenda de que os romanos acreditavam que independentemente de qualquer coisa que viesse a acontecer, Roma nunca deixaria de existir. Jamais!

E quanto a isso eles realmente parecem ter acertado. Em meio a colapsos e guerras, queda do império, decadência e invasões, a cidade de Roma continua lá, incrivelmente bela e atraindo milhões de turistas de todas as partes do mundo.

Esse é um destino que com toda a certeza eu quero voltar!

O que conhecer em Roma a cidade eterna

Inegavelmente, Roma como toda grande cidade tem uma série de opções para se conhecer e aproveitar. Vamos então aos pontos turísticos?

Coliseu

Em primeiro lugar na lista está o Coliseu. Nenhuma visita a Roma fica completa sem conhecer este símbolo do império romano. O Coliseu é o principal símbolo de Roma, uma imponente construção que, com quase 2.000 anos de idade, te fará voltar no tempo com toda a certeza.

Com a finalidade de sediar o combate entre gladiadores e batalhas com animais, o Coliseu permaneceu ativo durante mais de 500 anos.

Em 7 de julho de 2007, o Coliseu se tornou uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. 

É recomendável chegar bem cedo ou comprar a entrada no Palatino, onde costuma haver menos gente e a entrada é combinada.

Outra forma de escapar da fila é comprando o Roma Pass, um cartão de descontos que oferece entrada gratuita e sem filas para o Coliseu. 

Fórum Romano

O Fórum Romano era a região onde acontecia a vida pública e religiosa na antiga Roma. O Fórum é, junto com o Coliseu, a maior mostra da grandeza do Império Romano que se pode ver na atualidade.

Ao finalizar o Império, o Fórum Romano ficou no esquecimento e pouco a pouco foi enterrado. Embora no século XVI já se conhecia a existência e a localização do Fórum, foi só no século XX quando foram feitas as escavações.

Visitar Roma e não caminhar pelo Fórum é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Percorra a Via Sacra, feche os olhos e imagine como era há mais de 20 séculos, quando Júlio César caminhava sobre ela.

O Fórum Romano é um dos lugares mais bonitos e interessantes da cidade, por isso é fácil passar várias horas passeando entre seus templos sem se entediar.

Evite as filas

Recomendamos chegar no início da manhã, já que é quando as pessoas aproveitam para visitar o Vaticano. Você também pode furar as filas com o cartão de descontos Roma Pass.

Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é a fonte mais bonita de Roma. Com 20 metros de largura por 26 metros de altura, a Fontana di Trevi é também a maior fonte da cidade, além de ser é um dos pontos turísticos mais famosos da capital da Itália e por isso está sempre repleta de visitantes.

Além de ir até o local para ver de perto a obra-prima que já foi cena de filme, muita gente segue a tradição de jogar uma moeda na água; reza a lenda que o ato garante ao visitante o retorno à cidade. Certamente que eu também fiz isso (rs).

A dica para os que desejam evitar a multidão, que se aglomera na praça de mesmo nome, é visitar o local bem cedo – assim que o sol raiar – ou tarde da noite. Ah, muito cuidado com mochilas, carteiras e outros pertences de valor, pois a área costuma ser um dos principais alvos de batedores de carteira em Roma.

Com a finalidade de te ajudar, montamos esse post com algumas dicas de segurança.

Castelo de Sant’Angelo

Às margens do Rio Tibre, e a poucos passos do Vaticano, você encontra este belo e suntuoso castelo, que atualmente funciona como um museu. No passado, o local inaugurado em 139 serviu de túmulo para os restos mortais do imperador Adriano e família, e também como fortaleza e esconderijo; uma passagem direta para o Vaticano foi utilizada por diversos Papas.

Ao todo, o castelo possui seis pavimentos. No 4º andar, o andar Papal, está o apartamento do Papa, datado do século XVI; já no último pavimento, o visitante desfruta de uma das mais belas vistas de Roma. Os ingressos do castelo custam €10 (inteira) e €5 (meia-entrada), lembrando que a entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês.

Panteão

Bem no centro da cidade, mais exatamente na praça da Rotonda, está o templo de todos os deuses: o Panteão. Um imponente monumento arquitetônico clássico que resistiu não só ao tempo, mas também às várias transformações sofridas ao longo dos anos; em 609, por exemplo, o local passou a ser uma igreja cristã.

O magnífico interior tem 43,40 metros de diâmetro. Uma espécie de “olho”, por onde entram luz e ar, na parte de cima, chama bastante a atenção do visitante; além disso, o belo piso do templo — onde repousam os corpos de personalidades como o pintor Raffaello e o primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II de Saboia — é quase todo original.

A visita ao Panteão não costuma demorar muito mais do que uma hora e o melhor horário para ir ao local, caso deseje evitar a multidão, é mais cedo. O templo abre de segunda a sábado, das 8h30 às 19h30, e aos domingos, das 9h às 18h, a entrada é gratuita. Uma dica interessante é sentar-se nas mesinhas de um dos vários cafés que circundam a praça da Rotonda (durante o dia ou à noite) e aproveitar a atmosfera do lugar.

Piazza Navona

A bela Praça Navona é muito popular em Roma, em razão de contar com a “Fonte dos Quatro Rios”, construída por Bernini, em 1651. A fonte representa os quatro rios mais importantes do mundo naquela época. A Piazza Navona é enorme e também tem excelentes restaurantes em sua volta, porém com custo bem altos também. Mas basta você entrar em algumas das ruas ao lado que encontrará preços bem mais em conta.

Nessa praça também que fica localizada a Embaixada do Brasil.

Piazza di Spagna

Esse é um dos lugares mais vibrantes de Roma. Sempre cheia de gente, tanto turistas como locais, o endereço costuma ficar quase intransitável, especialmente durante o verão. Lá o visitante vai encontrar a famosa escadaria de Espanha, que leva até a igreja Trinità dei Monti, além da fonte da Barcaccia, de Pietro Bernini, aos pés da escadaria.  

A praça passou a ter esse nome porque, no início do século XVII, o lugar passou a ser propriedade da embaixada espanhola.

Vila Borghese

Villa Borghese, um parque de Roma ideal para uma pausa em meio à natureza. Além de muito verde, lá o você vai encontrar belas fontes, estátuas e até um zoológico, excelente para a criançada. Uma dica para quem pretende percorrer toda a extensão do parque é o aluguel de bicicletas motorizadas.

Considerado um dos maiores parques urbanos da Europa.

O parque oferece uma série de atrações e a Galleria Borghese, com obras de atistas mundialmente famosos, como Caravaggio, Bernini, Raphael, entre outros.

Vittoriano

O imponente monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II. Conhecido como Vittoriano – e informalmente como “bolo de casamento” – o monumento foi desenhado por Giuseppe Sacconi em 1885, inaugurado em 1911 e concluído somente em 1935. O objetivo era homenagear o rei da Itália unificada.

Quem visita o local tem acesso ao topo do monumento a partir de um elevador panorâmico, instalado em 2007. Com isso, o turista tem uma visão de 360° de Roma.

Cuidado com as regras de comportamento no local. É proibido sentar na escadaria do monumento ou fazer poses desrespeitosas no lugar. 😉

Igreja de Santa Maria Maggiore

Considerada a maior igreja dedicada a Virgem Maria.

Para que você não perca nenhum detalhe, fique atento ao interior da igreja que com toda a certeza vai te impressionar bastante. Não só pela beleza, mas observe os mosaicos do arco central, o arco triunfal, e o chão onde estão os ‘Cosmatesco’. O teto foi projetado em caixotões de madeira dourada, o altar  e finalmente, a Relíquia do Santo Berço e o Batistério.

Em suma, uma verdadeira obra de arte. Uma das igrejas mais bonitas que conheci.

Bocca della VeritàBoca da verdade

A maior parte dos romanos acredita que a Bocca representa o antigo deus fluvial do Rio Tibre. A mais famosa característica da Bocca é seu papel como detector de mentiras. Desde a Idade Média, acredita-se que se alguém contar uma mentira com a mão na boca da escultura, ela se fecharia “mordendo” a mão do mentiroso. Será????

Campo Dei Fiori

Como vocês sabem eu amo uma feira, mercado e tal. Portanto em Roma não seria diferente. Assim que cheguei nessa praça no centro de Roma onde acontece todas as manhãs, de segunda a sábado, um enorme mercado a céu aberto, super delicioso e colorido com vários alimentos, flores e produtos variados. Uma verdadeira delicia!

Onde se hospedar em Roma a cidade eterna.

Uma vez que estávamos vindo de outras cidades da Itália, optamos em ficar perto da Estação Termini, pois tanto na ida como no retorno, pegamos ali o trem para o aeroporto.

Escolhemos um hotel excelente, novo, moderno e super bem localizado. O IQ Hotel Roma, fica ao lado a da ópera de Roma, pero de restaurante e comércios, enfim… voltaríamos a ficar lá com toda a certeza.

Faça aqui sua reserva de hotel em Roma:

Onde comer em Roma

Essa parte da comida na Itália nunca será um problema, afinal a culinária deles é imbatível.

Mas vou te dar as dicas de alguns que nós fomos e está aprovado.

  • Hard Rock Café
  • Ristorante Strega
  • La Matriciana
  • Cervejas Artesanais

Para os amantes de cerveja o Johnnie do blog “Vou no Mundo” tem um post sobre bares com cerveja artesanal em Roma, que vale conferir. 18 bares de cerveja artesanal em Roma

Vaticano

Claro que ele não ficaria de fora, por esse motivo temos um post exclusivo, dedicado ao menor país do mundo.

Conheça um pouco mais da Itália nos nossos outros post e nesse lindo vídeo que preparei para vocês.

Viajando pela Itália

Verona

Veneza

Siena

Comece planejando sua viagem com nossos parceiros abaixo:

Quer conhecer mais algum outro destino que vale a pena voltar ? Confira os links abaixo com dicas de outros blogueiros.

Expedições em Família – Vale Europeu – descubra os destinos para onde viajar

Mai Viagens : Road Trip na Austrália: Uma das viagens que mais quero repetir

Sentidos do Viajar – Punta del Este CasaPueblo museu arte e por do sol

Viajante Econômica – Lago di Como: bate-volta de trem a partir de Milão

Viaje24h – Road trip Uruguai, Argentina e Chile: uma viagem para repetir quando tudo passar!

Família que Viaja Junto – Veneza no inverno, sem fila nem aglomeração: uma cidade pra chamar de sua

6 Viajantes – 5 Destinos incríveis para repetir!

Uma Senhora Viagem – Roteiro Patagônia Argentina: Bariloche, Villa Angostura, San Martin de Los Andes

27 thoughts on “Roma a cidade eterna

  1. Deyse Marinho

    Que delícia de post! Adorei seu roteiro completo por Roma, a cidade eterna! Sonho muito em conhecê-la! E, certamente, seria um local para onde voltaria diversas vezes, para explorar melhor, já quem é tão instigante, cheia de atrativos, história e cultura. Obrigada por compartilhar!

  2. vamos viajar pra onde agora

    Deyse vc vai amar. A Itália é toda linda e Roma é uma cidade que amei conhecer

  3. Ricardo

    ISSO SIM É UM POST COMPLETO. ADOREI!

  4. Mairim Serafini

    Que lugares lindos. Adorei seu post sobre a cidade eterna de Roma. Estou morrendo de vontade de conhecer a Itália e Roma, espero poder conhecer em breve e seguir tuas dicas. Obrigada por compartilhar

  5. Lilian Azevedo

    Que saudade de Roma, a cidade eterna ! Enquanto não podemos viajar de verdade, viajei nessas fotos lindas e no texto que lembra cada cantinho da cidade. Tudo pra onde se olha respira história. Vale sempre voltar a Roma. Beijocas

  6. Fabíola Moura

    Eterna e maravilhosa, Roma merece tantas quantas viagens forem necessárias, sempre terá algo para conhecer nessa cidade incrível. Vou aproveitar suas dicas pra incluir o que não deu pra fazer no nosso próximo roteiro.

  7. Fabíola Moura

    Eterna e maravilhosa!!! Roma merece tantas quantas viagens forem necessárias, sempre terá algo para conhecer nessa cidade incrível. Vou aproveitar suas dicas pra incluir o que não deu pra fazer no nosso próximo roteiro.

  8. vamos viajar pra onde agora

    Sim, sempre terá algo novo para conhecer.

  9. vamos viajar pra onde agora

    Verdade também tenho esse sentimento em Roma

  10. vamos viajar pra onde agora

    Obrgada, fico feliz que tenha gostado

  11. vamos viajar pra onde agora

    Obrigada !!!!!!

  12. sonia pedrosa

    Fui a Roma há muitos anos, na verdade, nos anos 80, e agora, com o seu post, vejo que é hora de começar a pensar em voltar por lá. Cidade linda, cheia de história, povo receptivo, comida maravilhosa… o que a gente pode desejar mais? Amei o post! Obrigada!

  13. vamos viajar pra onde agora

    Verdade Roma é tudo isso mesmo.

  14. Cecília

    Roma é realmente a cidade eterna, principalmente para quem já a conheceu. Quero voltar lá também. Fui duas vezes. Uma em 1994 e a outra em 2019. Espero não ter que esperar outros 25 anos para voltar. 😉 Adorei rever as fotos dos pontos turísticos que você destacou tão bem. beijos

  15. vamos viajar pra onde agora

    Também queremos muito voltar a cidade eterna

  16. Ângela Martins

    Que post incrível. Roma é realmente merecedora do título de cidade eterna. Temo muita vontade de voltar. Adorei as dicas! Vou incluí-las no meu roteiro

  17. vamos viajar pra onde agora

    Nós tb queremos voltar em breve.

  18. Diego Arena

    De todos os pontos que você citou eu so não conheci a Vila Borghese. Me arrependi logo depois que sai de Roma. Da próxima vez irei com certeza! Boas dicas!

  19. vamos viajar pra onde agora

    é muito lindo lá, vale com certeza uma visita

  20. Cintia

    Coisa boa relembrar todos os lugares de Roma! Pra mim foi incrível conhecer e com certeza é um lugar para voltar! Adorei saber porque Roma é chamada de cidade eterna!
    Parabéns pelo post, as dicas são ótimas!

  21. vamos viajar pra onde agora

    Obgda:) Tb quero muito voltar!

  22. Sylvia Yano

    Concordo plenamente que Roma é a cidade eterna! Linda, maravilhosa, cheia de história, arte, e muita cultura. Já fui algumas vezes a Roma, umas delas só de passagem para outro lugar, mas sempre me surpreendo por sua beleza e atrações.
    Acho que nunca vou concluir minha visita a Roma, pois tem tantas atrações como você mostrou aqui, muitas delas!! Amei rever e descobrir algumas que ainda não conheço. Parabéns pela beleza e conteúdo do post.

  23. vamos viajar pra onde agora

    Obgda, espero tb voltar em breve

  24. Olivia

    Hebe, navegando aqui pelo blog, parei no post de Roma, porque você tem razão, é realmente um destino para se repetir várias vezes e eu não me canso de olhar conteúdos que falem dessa cidade com tanta história, um verdadeiro museu a céu aberto.
    obrigada por compartilhar sua experiência

  25. vamos viajar pra onde agora

    Que bom, que gostou! Obgda pela visita

  26. Andrea Santos

    Já vou salvar seu post, pois quero muito conhecer cada detalhe de Roma que for possível, e assim fica bem mais fácil. Obrigada!!!

  27. vamos viajar pra onde agora

    Roma é uma cidade encantadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!