Itália – Veneza – Burano

Burano a cidade das casinhas coloridas, cercadas por canais e pessoas extremamente hospitaleira.

Se você está em Veneza, reserve ao menos uma manhã ou uma tarde para conhecer Burano, tenho certeza que você vai se apaixonar.Você pode nesse dia dividir sua visita com Murano também. Pegue o Vaporetto em Veneza e aproveite para curtir essas duas cidades.

Vamos lá a cidade das casas coloridas, é um charme.

Casas coloridas de Burano

Seu colorido a diferencia das outras cidades próximas, com cada casa pintada de uma cor, todas com cortinas nas portas, rendas nas janelas, varais de roupas, secando na calçada, a cidade é basicamente formada por pescadores e rendeiras.

Essas rendas já foram as mais procurada da Europa. Hoje em dia você até encontra essas rendas, mais não tanto como antigamente.

As casinhas na sua maioria são de 2 ou 3 andares, todas coloridas, que dizem que no início as casas eram pintadas assim para ajudar os pescadores a encontrarem o caminho quando voltavam da pesca depois de o sol se pôr. Depois, cada família passou a adotar uma cor para se representar, caso elas queiram mudar de cor, tem que mandar um carta ao governo, para que ele autorize e informe a cor que pode ser usada. Outra coisa curiosa que vimos por lá, foi as cortinas nas portas, dizem que é para proteger do vento e do calor, mais para criar também um pouco mais de privacidade.

As cortinas na porta são comum em Burano

Andando um pouco mais você chegará a Praça Galuppi, onde fica a Igreja de San Martino, com a sua famosa torre torta, diria até que é a Pisa de Veneza. Em alguns locais da ilha você consegue ver bem o quanto ela é torta.

Torre torta da Igreja de San Martino em Burano

Na volta a Veneza, fomos apreciando as outras ilhas. Murano e Torcello. Que também vale uma visita,.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *